domingo, 11 de março de 2012

Tens pequenas e repetitivas tarefas que não gostas ou queres perder tempo a fazer?

Quem  trabalha online tem sempre necessidade de desempenhar tarefas que são chatas, repetitivas, ou então em que o nosso tempo podia simplesmente ser mais bem empregue.  Há também outras situações em que podemos querer promover um vídeo do Youtube, ou um post, ou uma hub na Hubpages com “gostos”, tweets, ou cliques no botão +1 do Google.  Para este tipo de tarefas, e muitas outras, eu recomendo um site que comecei recentemente a usar chamado Microworkers.

O que é o Microworkers?

Microworkers é um site para pequenas tarefas, que normalmente demoram muito pouco tempo a executar (alguns minutos no máximo) e que precisamos que sejam repetidas por pelo menos 30 pessoas diferentes. Os valores pagos por estas pequenas tarefas são também muitos reduzidos, com um mínimo de $0.10, podendo subir um pouco mais no caso de trabalhos mais complicados.

Embora o Microworkers possa também servir para ganhar dinheiro a fazer precisamente estas pequenas (micro) tarefas, e devido aos reduzidos valores pagos tendo em conta o custo de vida em Portugal e no Brasil, eu vou apenas analisar o Microworkers como forma de se obter mão de obra barata para executar pequenas e repetitivas tarefas.

A inscrição na Microworkers é muito simples, e a conta criada dá acesso às tarefas que existem para execução ao mesmo tempo que permite criar campanha na plataforma.  No entanto, e antes de se poder criar uma tarefas, é preciso fazer um carregamento mínimo de $10 (7 Euros) através de Moneybookers, cartão de crédito ou Alertpay.

Depois de depositarem o dinheiro, que vai ser usado para “pagar” aos trabalhadores, podem então criar a primeira tarefa.

Há várias categorias diferentes de tarefas, como por exemplo, Google +1, Youtube, Facebook, Twitter, comentar, Yahoo Answers, e fazer downloads  ou inquéritos, só para dar alguns exemplos.   Cada categoria de tarefa está depois dividida em sub-categorias.  Por exemplo, uma tarefa no Youtube pode consistir em votar num vídeo, adicionar aos favoritos, subscrever ao canal, ou comentar.  O número de tarefas exigidas influência depois o valor mínimo que temos que pagar pelo “trabalho”, mas os valores são sempre muito reduzidos.  Por exemplo, o valor mínimo para alguém comentar ou votar num vídeo é de $0.10, mas se pedirmos que sejam executados 2 ou 3 passos nesta categoria  o valor a pagar pelo trabalho sobe para $0.11 ou $0.12.

Antes de descrevermos detalhadamente a tarefa que queremos que o trabalhador execute, podemos escolher a área geográfica dos trabalhadores, estimar o tempo que a tarefa demora, quantos trabalhadores queremos (no mínimo 30) e o valor a pagar.  Temos ainda a opção de escolher a velocidade com que queremos que a tarefa seja apresentada na plataforma até ser completada pelo número exigido de trabalhadores.

Depois de feita a descrição da tarefa, definimos a informação que o trabalhador tem que submeter como prova que a tarefa foi completada com sucesso.  Esta prova pode ser, por exemplo, um URL, screenshot, ou dados de login.

Para finalizar, e antes de o trabalhador ser pago pela tarefa, temos que aprovar se a tarefa foi completada com sucesso.

O tipo de trabalhos que se pode criar no Microworkers é quase ilimitado, e já reparei em alguns modelos de negócios interessantes, bem como alguns bem estúpidos, que normalmente envolvem cliques em anúncios Adsense.

Para mim, e tendo em conta os valores cobrados, que rondam os $0.10 a $0.30 por trabalho, e o tempo que se poupa, o Microworkers é uma boa forma de se obter alguns tipos de links, como por exemplo, links de fóruns, blogs, comentários e Yahoo Answers.  É também uma boa maneira de se obter algum tráfego, ou “votos” e outro tipo de “sinal social” (Like, +1, tweets) que têm algum peso nos motores de busca.

Se vasculharem o tipo de trabalhos disponíveis no site vão certamente ficar com algumas ideias ;-)   Chamo apenas atenção que o número e tipo de tarefas que aparece em qualquer momento está sempre a mudar.

Já conhecias o Microworkers?  Alguma vez criaste alguma tarefa?  Pensas que pode vir a ser útil para ti?


View the original article here

Nenhum comentário:

Postar um comentário