sábado, 10 de março de 2012

Como ganhar com o Youtube

Sabes qual é o segundo maior motor de pesquisa? Será o Facebook, Bing, ou os sites da Yahoo ou Microsoft?


Nada disso.


O segundo maior motor de pesquisa do mundo é o Youtube! Alias, de todas as pesquisas feitas em todo o Google, mais de 30% são feitas no Youtube. Sim, 1 em cada 3 pesquisas feitas em TODOS os sites do Google são feitas no Youtube!


Apesar do enorme potencial, e dos benefícios que se podem retirar, o Youtube é ainda pouco usado em Portugal e no Brasil (entre outros mercados) como forma de gerar tráfego e ganhar dinheiro.


Neste post quero então tocar em alguns dos benefícios e aspectos a considerar quando pensamos em usar o Youtube como uma extensão dos nossos negócios online.



Benefícios do Youtube 


O principal benefício do Youtube está nas visitas e na qualidade do tráfego que pode gerar  Mesmo que não houvesse outra razão, esta só por si já justifica um forte investimento no Youtube.


Ao contrário do motor de busca do Google, a concorrência na pesquisa do Youtube é muito menor, e na grande maioria dos nichos (em PT/BR/ES) a optimização dos vídeo que se encontram no Youtube é reduzida.   Assim, é possível adicionar um vídeo ao Youtube, e através da pesquisa do Youtube começar imediatamente o obter visualizações e visitas.  Para muitos nichos, é mais fácil e mais rápido começar a receber visitas do Youtube do que dos motores de pesquisa.


Para conseguirem converter as visualizações dos vídeos em visitas, a melhor estratégia passa por incluir um link na primeira frase da descrição do vídeo.  Para além do link na descrição, é também importante incluir um call to action no final do vídeo.  Isto pode ser feito através de uma imagem no fim do vídeo com informação sobre o site e URL, ou então usando a ferramenta do Youtube para adicionar anotações aos vídeos.


Pela minha experiência, consegue-se um CTR no link da descrição de 2% a 10% do número total de visualizações.  Não sendo um valor muito elevado, soma ao longo do tempo, e dependendo do objectivo, é tráfego que pode converter muito bem.


Outra das vantagens que se pode retirar ao submeter vídeos para o Youtube são benefícios de SEO.  Isto é uma opinião minha, e passo a explicar porquê.


Como é sabido, cada vez mais o Google usa os chamados social signals como factor de indexação.  Ora, o que é o Youtube senão um site social?  Ainda por cima um site que pertence ao próprio Google e onde o Google consegue recolher toneladas de informação.


Se um vídeo no Youtube é partilhado, comentado, se as pessoas fazem “gosto” ao vídeo, e se clicam no link na descrição para o teu site, porque razão o Google não iria contar isto como um factor de indexação positivo para o site?  Eu sou da opinião que alguma da “energia positiva” em torno do vídeo pode ser transmitida para o site cujo link está na descrição em forma de benefícios de SEO.    Não quero com isto dizer que vá ter um impacto muito grande na indexação, mas é mais um dos muitos factores que o Google toma em linha de conta.


SEO para vídeos


Agora que já vimos algumas das vantagens em submeter vídeos para o Youtube, quero abordar um pouco o que se pode fazer em termos de optimização para assegurar que os vídeos são efectivamente vistos.


A optimização de vídeos para a pesquisa do Youtube obedece a muitos dos conceitos básicos que já conhecemos.  A parte mais importante  é o título do vídeo.  Tal como o título de um post, o título do vídeo deve conter a palavra chave.


Outro aspecto muito importante é a descrição do vídeo, e que mais uma vez deve conter as palavras chaves, bem como palavras relacionadas com as palavras chaves.  A descrição deve ser detalhada e deve começar com o URL do site.   Chamo no entanto a atenção que não se deve fazer spamming de palavras chaves na descrição. Se quiserem abusar nas palavras chaves podem fazê-lo na secção das tags.


Por último temos então as tags do vídeo.  Mais um vez, devemos incluir as palavras chaves e possíveis variações, bem como outras palavras relacionadas.  Como já disse em cima, em relação às tags não há risco de spamming, portanto, quantos mais tags incluírem, melhor.



Para além das sugestões que já dei, e se for possível, podem levar as coisas um pouco mais longe, e tentar incluir a principal palavra chave no nome do canal do YouTube.  Não prentendo com isto sugerir que criem um canal no Youtube para cada nicho que pretendem trabalhar, mas naqueles nichos onde vão investir mais tempo pode certamente valer o esforço adicional.  Para além de ajudar os vídeos a indexar melhor, o próprio canal pode também aparecer nas pesquisas no Youtube.


Ainda em relação à optimização, há depois outros factores que influenciam a visibilidade do vídeo, como por exemplo, o número de comentários, gostos, partilhas, e número de embeddings e de subscritores do canal, entre outros, mas estes são factores sobre o qual não temos um controle imediato e directo.


Por fim, convém lembrar que um video bem optimizado não só indexa melhor no Youtube, como pode ainda indexar nos resultados orgânicos dos motores de busca com o bónus adicional de tráfego que dai advém.


Usem as estatísticas e ferramentas do Youtube


Ainda em relação ao Youtube, quero chamar a atenção para duas ferramentas que podem ser muitos úteis.  A primeira e a keyword tool para o Youtube.  É uma ferramenta semelhante ao Adwords Keyword Tool, embora não tão completa, e fornece o valor das pesquisas mensais das palavras chaves na pesquisa do Youtube.  O maior problema com esta ferramenta é que, neste momento, não contem informação para pesquisas em Português nem Espanhol.


Para além desta ferramenta, outra informação que eu acho bastante útil são as estatísticas disponíveis para cada vídeo.


Muitas vezes eu optimizo um vídeo para uma determinada palavra chave, e que depois de consultar as estatísticas do vídeo vejo que estou a receber um número elevado de visitas para outra palavra chave.  Usando esta informação faço então um novo vídeo optimizado para essa palavra chave.  Este tipo de análise só pode no entanto ser feita em vídeos com algumas centenas ou milhares de visualizações.


Para além das ferramentas que já sugeri, e dependendo dos nichos em que estão a trabalhar, podem também fazer uma pesquisa no Youtube às palavras chaves que pretendem atacar para analisar a concorrência.  Por exemplo, uma pesquisa no Youtube a “como perder a barriga” revela que os vídeos que aparecem não estão bem optimizados para essa pesquisa.  Perante esta análise eu estaria tentado a criar um vídeo optimizado para estas palavras chaves.


Para finalizar…


Embora com enorme potencial e pouca concorrência, o Youtube é pouco usado entre nós como fonte de tráfego.  Como exemplo, ainda recentemente criei um canal de vídeo optimizado para certas palavras chaves, onde na pesquisa normal do Google demoraria muitas semanas a começar a receber visitas, e com os vídeos, consegui isso em poucas horas, e já tenho canais no Youtube com milhares de visualizações.  A verdade é que este tipo de “sucesso” no Youtube está ao alcance de qualquer um, tanto no mercado Português, como Espanhol.   Desde que bem trabalhado, e para muitos nichos, o Youtube pode ser a maior fonte de tráfego para o teu site (a seguir à pesquisa no Google).


Já tens uma presença forte no Youtube?  Já tentaste criar vídeos optimizados para as mesmas palavras dos teus sites?  Tens mais ideias e sugestões para além das que dei no post sobre como ganhar com o Youtube?


 

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