domingo, 11 de março de 2012

Com esta alteração o Google quer menos anúncios no teu site

Há poucos dias, e como foi oportunamente divulgado na página de fãs do blog, o Google anunciou uma alteração ao algoritmo no sentido de penalizar sites com muitos anúncios above-the-fold.

Para os leitores do blog, esta alteração ao algoritmo não vem como nenhuma surpresa, pois já em Julho de 2011 tinha feito referência a esta situação, e recuando ainda um pouco mais, já tinha também admitido esse cenário em Maio de 2011, quando escrevi o seguinte:

“Embora não me lembre de ter lido, nem espero vir a ler, uma confirmação oficial do Google, tudo indica que o recente update Panda toma também em consideração o número de anúncios por página, bem como a sua localização, como factores que podem influenciar a indexação de um site nos motores de busca.

Informação bastante credível indica que o número de anúncios por página está a ser usado como elemento de avaliação à qualidade da página (claro que há outros factores que são tidos em conta).

Aliás, alguns grandes sites, e com ligações “privilegiadas” ao Google, procederam a alterações no número de anúncios por página, bem como a sua localização, de forma a que menos anúncios se encontrem above the fold como uma das medidas para tentar recuperar do Panda.”

Ainda em relação ao questão do numero de anúncios, já na altura tinha também feito referência aos sinais contraditórios do Google Adsense que repetidamente envia mensagens a pedir para colocarmos mais anúncios por página.

O que significa esta alteração?

Agora que se confirma aquilo que já se sabia, interessa perguntar o que é que esta alteração significa, e o que devemos fazer, se alguma coisa.

Esta alteração vai afectar principalmente sites cujos rendimentos dependem muito do Adsense, pois são estes sites que normalmente têm uma colocação mais agressiva dos anúncios, bem como um numero mais elevado de anúncios above the fold.

Para começar interessa então identificar o que significa ”above-the-fold“, termo que advém da industria jornalística, e que se refere à parte do jornal que fica visível quando o jornal é dobrado ao meio (os jornais são vendidos em maquinas onde apenas é visível a informação above the fold).

Já no mundo online, above the fold refere-se à parte da pagina que é visível sem que haja necessidade de fazer scrolling (sem haver necessidade de mexer no teclado ou rato).  Claro que a quantidade de informação visível above the fold depende de visitante para visitante em função da resolução do ecrã.

A melhor maneira então de determinar se o site tem muitos anúncios above the fold é consultar uma ferramenta como a disponibilizado pelo Google: http://browsersize.googlelabs.com

Aqui têm informação aproximada da percentagem que pessoas que vêem o conteúdo above the fold,  informação que pode ser complementada com dados do Google Analytics sobre a resolução dos monitores dos visitantes.

Antes de fazer alterações, meti na ferramenta do Google uma página de post do blog, com os resultados que vêem na imagem.

Como é visível, a quantidade de conteúdo above the fold é bastante reduzida para a maioria dos visitantes (nesta imagem há mesmo 0% de conteúdo above the fold).

Assim, e apesar da qualidade do conteúdo do blog não poder ser posta em causa, a realidade é que, e de acordo as alterações ao algoritmo agora oficializadas, eu corria sério risco de ser penalizado pelo Google.

Antes de avançar muito mais, convém relembrar que a quantidade de anúncios above the fold é apenas um de muitos outros fatores que o Google toma em conta, e o seu peso é naturalmente reduzido.  Ou seja, não é de todo provável que um site seja muito penalizado em função de apenas este factor.  Dito isto, basta descer uma ou duas posições nos motores de busca para algumas palavras chaves para haver uma quebra de 40% ou 60% no número de visitantes do Google.

Logo, as medidas que tomamos dependem muito da nossa estratégia para o site e do impacto que essas alterações podem ter nos ganhos Adsense.  Por exemplo, se retirar alguns anúncios Adsense above the fold vai provocar uma quebra muito grande nos ganhos, então a decisão mais certa poderá ser não fazer nada e aguardar por uma eventual penalização, cujo impacto nos ganhos poderá ser menor que aquela produzida pela retirada de anúncios.

A favor do argumento wait and see está a sugestão no post do Google que recuperar de uma penalização deste tipo é fácil e rápida, bastando fazer as alterações necessárias após uma eventual penalização e esperar que o Google bot visite o site e reconheça as alterações ao layout.

Voltando aqui ao caso do blog, e tendo em conta que os ganhos com Adsense são reduzidos, eu optei por fazer as alterações que penso irem ao encontro dos visitantes e das exigências do Google.  Neste caso é preferível ganhar menos €10 ou €15 com Adsense do que ser, ainda que ligeiramente, penalizado e receber menos alguns milhares de visitantes por mês.

Assim sendo, retirei um dos blocos de anúncios Adsense e o banner de 468×60, que não acredito convertesse especialmente bem junto dos visitantes oriundos dos motores de busca.

Voltando novamente à ferramenta do Google, onde, agora sim, já encontramos conteúdo above the fold que assinalei a verde.

O que vais fazer?

Como viram, no caso deste blog, eu achei que a quantidade de anúncios above the fold era exagerado e achei que corrigir essa situação era o caminho mais acertado.  No entanto, como também dei a entender, nem sempre será esse o caso.

O que pensas tu desta alteração ao algoritmo?  Já analisaste os teus sites? O que vais fazer?


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